quarta-feira, 31 de outubro de 2012

HALLOWEEN


DOCE OU TRAVESSURAS?
Algumas pessoas são contra a festa de "Halloween"... uns dizem que não faz parte da nossa cultura por ser americana, e outros ( fanáticos religiosos) que é coisa do capiroto. Em primeiro lugar eu quero dizer que, independente de qual religião professamos, a cultura de um povo precisa ser respeitada/preservada, porque se assim não for, vai se transformar em guerra ( a cultura de um povo é a identidade daquela nação).
Bem, quem trouxe essa festa para o Brasil foram os Cursos de Inglês e ela, desde que aqui chegou, já se transformou... não é do mesmo jeitinho dos EUA, digamos que já se "abrasileirou". E com o advento da internet (globalização), as culturas meio que se misturaram. Muita gente (neste dia 31/10) faz apologias aos nossos Seres Fantásticos ( como o Saci, o Curupira, a Cuca, a  mula sem cabeça....), mas eles já tem o seu dia no nosso calendário. O que acontece é que as pessoas não comemoram com tanta intensidade como o fazem no "Halloween"... fazer o quê se a maioria dos brasileiros não dá valor ao que é seu ?
Não é por isso que vou detonar ou estragar o divertimento dos outros.
Eu não posso impor a minha vontade sobre a dos outros (cada um tem o livre arbítrio de escolher os seus caminhos. Lembra, está na Bíblia), é isso que alguns fanáticos religiosos tentam fazer com esses movimentos ( esses sim) malígnos...detonar com a cultura de um povo em prol de suas crenças, provocar desavenças, guerras religiosas. Outra coisa, esta festa também é divertimento dos nossos filhos/netos, porque desde que os colocamos nesses Cursos de Inglês que eles comemoram esse dia porque faz parte do calendário festivo da instituição de ensino. Portanto, é também apedrejar e cercear a liberdade de nossos próprios filhos que tem o direito de fazer suas próprias escolhas, independente daquilo que acreditamos naquele momento. Ou vai dizer que você (quando adolescente) não comemorou? Eu cansei de comemorar no curso de inglês... não morri, não fui atropelada, não fiquei aleijada, não fui castigada e nem vou para o inferno por causa disso. O que nos faz merecer a Glória de Deus são as nossas ações e não as nossas palavras.
Mais respeito com a cultura dos outros,sô! O seu limite termina quando começa o meu.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PAIS AUTORITÁRIOS


Pais autoritários agem com maldade, impondo sua forma de ser aos filhos e impedindo que eles desenvolvam suas próprias idéias e convicções. A pessoa autoritária tende a ser rancorosa: se vinga das eventuais frustrações e mágoas que a vida lhe impôs maltratando seres inocentes.
Uma pessoa autoritária parece governada por fortes ressentimentos... usa sua posição de poder para expressar os rancores que acumulou na vida.
O que tem em mente uma pessoa autoritária, que pretende que os outros a sigam por medo de ações de violência ou represália?
Existe algum prazer nisso?

- Flávio Gikovate -


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A LUTA PELA GUARDA DE QUEM CARREGUEI 9 MESES.


Estamos no final de 1995, nesta época já havia me separado do pai dos meus filhos ( Luiz Otávio), que foi embora da minha casa levando absolutamente tudo, deixando apenas aquilo que não pode arrancar de dentro de um imóvel que nem dele era: um vaso sanitário e as janelas, para montar casa com uma amante que vivia dentro de minha casa na condição de amiga. Essa mulher mais velha do que eu 10 anos ( chamada Célia) era casada e mãe de dois filhos - ela traía o marido com o meu marido. Quando o marido dela descobriu todo o enredo que envolvia os dois coleguinhas de trabalho, meu marido teve de escondê-la em algum lugar. Para isso, alugou um imóvel e se arrancou para lá com ela levando todas as minhas coisas, inclusive roupas e documentos meus e de meus filhos ( e nunca os devolveu).
Por conta do problema da guarda dos filhos, pois ele os pegava e não devolvia, tive que entrar com uma ação judicial pedindo a guarda provisória até que a questão fosse resolvida na judicialmente. E quando chegou o momento, minha mãe teve de ser arrolada, pois durante o período que o processo corria, tínhamos visitas surpresa com a Assistente Social, e como na minha casa não tinha nada, ia para a casa de minha mãe, coisa que nem sempre deixava eu entrar. Com isso, ela foi manipulando a Assistente Social, colocando coisas na cabeça da mulher... que morava num imóvel dela e não tinha condições para nada nem para me manter,pois não trabalhava, portanto sem condições financeiras de arcar com 3 filhos. Na realidade o que ela queria era pegar a guarda das crianças e me tirar de dentro do apartamento que morava, sem se importar se tinha ou não para onde ir, já que não trabalhava.
No dia da  audiência eu contei com a ajuda do meu marido, que não pagava pensão, mas tinha um bom advogado, e da minha mãe, que disse ao juiz que não podia ficar com os filhos porque não tinha um trabalho e nem como alimentá-los...os dois mancomunados contra mim. Minha mãe ao juiz que tinha toda condição de ficar com a guarda dos netos, porque era aposentada recebia uma boa aposentadoria, mas precisava que eu desocupasse o imóvel para que complementasse a renda em prol das crianças.
O juiz, que não é bobo nem nada, fez a seguinte pergunta para ela.
- A senhora está dizendo que sua filha até o momento que estava casada, tinha deixado de trabalhar para cuidar da educação de seus filhos e que, portanto, ao se separar, estava desatualizada e fora do mercado de trabalho.Então a sua filha não tem um trabalho e não tem condições de sustentar financeiramente seus filhos, certo? A senhora também disse, que não precisa que o pai das crianças dê qualquer coisa ( $) para o sustento deles, mas alega que sua filha precisa sair da moradia dela para que a senhora alugue o imóvel em prol das crianças. Já ex-marido da sua filha  foi  embora de casa  levando tudo que havia dentro, e após 1 ano de separação não pagava pensão ou dava qualquer ajuda no sustento das crianças.Então a senhora vem pedir a guarda de seus netos e eu lhe pergunto: Onde sua filha vai receber os filhos nos dias de visita, já que a senhora diz que ela não tem onde morar ( caso tenha de sair do imóvel que mora hoje) e que não a quer na sua casa?
Na verdade minha mãe nunca se conformou em ser avó, sempre quis o meu lugar de mãe, e se meteu na minha vida assintosamente depois que meu pai morreu, dando a eles uma vida que não poderia oferecer, já que estava na estrada com 3 filhos completamente sozinha e sem ter com quem contar. E não teve o menor problema de consciência  em prejudicar a minha imagem com a clara intenção de pegar a guarda deles.
Quem tem uma mãe dessas não precisa de mais inimigos por um longo tempo, pois a única coisa que queria era ser mãe e até isso me foi subtraído... o direito de ter ao meu lado quem carreguei por 9 meses.
A intenção de relatar a minha história neste blog que está sendo construído e  que ainda está fora de sua ordem cronológica, é que primeiro as pessoas se reconheçam, depois  a de que as pessoas ( que se interessarem um dia)conheçam a minha versão, já que nunca me deram a oportunidade de contar. Talvez por total falta de interesse na minha pessoa, já que não possuo algo material para oferecer. Já que a vida é uma eterna troca ( não nesse sentido para mim).

AQUI EU VOMITO A VIDA... A AULA DE "BOM MOCISMO"  É NO PRÉDIO AO LADO.