quinta-feira, 30 de agosto de 2012

DISCOTECA DO CHACRINHA


♪ ♫ Roda, roda, roda e avisa
um minuto pro comercial
Alô, alô Terezinha
É um barato a Discoteca do Chacrinha ♪ ♫

Cheguei em casa agora a pouco e peguei o final do "Cassino da Fátima" no programa "Encontro com Fátima Bernardes" exibido Rede Globo de Televisão, em homenagem ao "Velho Guerreiro", e lembrei da minha época de criança/adolescente, onde ficava sentada na sala quietinha vendo aquele homem gordo e irreverente "bregamente" paramentado com roupas brilhantes e um disco de telefone no peito, com uma voz nada convencional para a época, que jogava bacalhau na platéia e dava abacaxi como prêmio, buzinando no ouvido dos calouros e gritando "♪ ♫ Terezinha... ♪ ♫ ", administrando um misto de  dançarinas com maiôs decotados exageradamente, músicos entrando e saindo do palco, equipamentos de TV rodando por baixo das pernas dos artistas, e platéia sempre acesa...tudo meticulosamente coordenado por ele.
Nascido em 30 de setembro de 1917 e falecido a 30 de junho 1988, José Abelardo Barbosa, popularmente conhecido como "Chacrinha", foi um dos maiores comunicadores de rádio e TV que o Brasil já teve. E o  fascínio que tinha por tudo aquilo  e por sua sábia arte em comunicar, foi determinante ( anos mais tarde) no momento em  que tive de optar ( com 18 anos) a profissão que iria abraçar : "Comunicação Social", uma cadeira criada há apenas 5 anos, numa época em que a ditadura era o sistema dominante de governo no Brasil.
Hoje, passados esses anos e fazendo uma rápida retrospectiva da minha vida, vejo que apliquei muita coisa daquela "bagunça organizada" dos sábados dentro dos segmentos com os quais atuei....não gosto de monotonias e nem de mesmice. No meu trabalho com alunos considerados "em risco social" nas muitas comunidades carentes do Rio de Janeiro em que atuei como professora, era conhecida como a "professora que fazia chacrinhas", afinal "quem não se comunica, se trumbica"...é o ditado mais certo que conheci. E hoje, interagindo com vocês nas Redes Sociais da vida, eu uso como marca dois bordões, também vindos desse maravilhoso comunicador, que são:  "EU ESTOU AQUI PARA PROVOCAR" e "EU ESTOU AQUI PARA CONFUNDIR". Essa sou eu.
Saudades do "Velho Guerreiro"....determinadas pessoas não deveriam nunca deixar de existir fisicamente.


Nenhum comentário: