quinta-feira, 1 de novembro de 2012

RESPEITO AO PRÓXIMO


Eu atualmente moro num lugar isolado, dentro da mata, sem nenhum recurso. E como não se tem o que fazer, eu penso. Passo o dia pensando naquilo que leio pelas Redes Sociais e ontem, por conta de uma frase que li no twitter, me fez escrevero post do "Doce ou Travessuras?". Só que escrever não me satisfez.
Quando eu era criança/adolescente vivíamos num mundo onde se participava de tudo... das festas do calendário escolar, das festas em família e das quermesses das igrejas. O mundo era bem diferente, embora o seu vizinho de muro não concordasse com sua opção religiosa, ele te cumprimentava, trocava algumas palavras gentis e a vida seguia seu curso normal. Os ladrões...ah esses roubavam galinhas e roupas no varal...existia um certo "respeito" pelos idosos e crianças.
Hoje não é assim. Com a criação de várias seitas e igrejinhas ( que não são poucas), o mundo meio que virou um balaio sem limite. Casa segmento religioso, no intuito de puxar a brasa para a sua conta bancária, não tem o menor problema em jogar as pessoas umas de contra as outras...isso em nome de Deus.
Há pouco tempo atrás, eu tive uma amiga que passou um ano na Bahia e me contou do susto que levou ao presenciar grupos evangélicos prontos para impedir que baianas, carregando seus vasos com água de cheiro, cumprissem com sua missão na maior manifestação popular da Bahia, que se repete desde 1754 - a lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim...há que ponto chegamos!
Eu mesma quase apanhei de um grupo de evangélicos, há uns anos atrás, por conta de uma medalha de Nossa Senhora de Fática que estava no meu pescoço. Eu não acho que o mundo, depois da criação de tantas igrejinhas, tenha melhorado.
Esses são ensinamentos de Deus?
Incitar a violência foi o exemplo deixado por Cristo quando para este mundo ele veio?
Será que está na Bíblia desrespeitar o nosso semelhante?
Será que está na Bíblia partir para a violência quando a sua opção religiosa diferir do seu próximo?
Será que está na Bíblia invadir a privacidade alheia não respeitando as escolhas das pessoas?
Eu sou a favor de várias moradas, mas não sou a favor da guerra entre elas, afinal a Bíblia é um livro universal, é um livro que bate record de vandas no mundo inteiro, mesmo assim as pessoas não são capazes de respeitar as escolhas de seus semelhantes.
Tem alguma coisa no ar...ou será o problema com a alfabetização ?

2 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Silvana
Nesta semana mesmo ouvi barbaridades por causa da Religião que Deus concedeu-me a graça de optar...
Tem gente que não se dá conta que Jesus é um só...
Bjs de paz e bem

francy´s disse...

Não sou fã de comentar sobre religião ou sobre qualquer coisa que cada um tem a sua opinião e muitos até matam por esta opinião, e, isto muito me assusta. Mas como você disse há alguma coisa no ar, e também na criação e muito na alfabetização com certeza.
beijos um bom final de semana.