quinta-feira, 30 de agosto de 2012

DISCOTECA DO CHACRINHA


♪ ♫ Roda, roda, roda e avisa
um minuto pro comercial
Alô, alô Terezinha
É um barato a Discoteca do Chacrinha ♪ ♫

Cheguei em casa agora a pouco e peguei o final do "Cassino da Fátima" no programa "Encontro com Fátima Bernardes" exibido Rede Globo de Televisão, em homenagem ao "Velho Guerreiro", e lembrei da minha época de criança/adolescente, onde ficava sentada na sala quietinha vendo aquele homem gordo e irreverente "bregamente" paramentado com roupas brilhantes e um disco de telefone no peito, com uma voz nada convencional para a época, que jogava bacalhau na platéia e dava abacaxi como prêmio, buzinando no ouvido dos calouros e gritando "♪ ♫ Terezinha... ♪ ♫ ", administrando um misto de  dançarinas com maiôs decotados exageradamente, músicos entrando e saindo do palco, equipamentos de TV rodando por baixo das pernas dos artistas, e platéia sempre acesa...tudo meticulosamente coordenado por ele.
Nascido em 30 de setembro de 1917 e falecido a 30 de junho 1988, José Abelardo Barbosa, popularmente conhecido como "Chacrinha", foi um dos maiores comunicadores de rádio e TV que o Brasil já teve. E o  fascínio que tinha por tudo aquilo  e por sua sábia arte em comunicar, foi determinante ( anos mais tarde) no momento em  que tive de optar ( com 18 anos) a profissão que iria abraçar : "Comunicação Social", uma cadeira criada há apenas 5 anos, numa época em que a ditadura era o sistema dominante de governo no Brasil.
Hoje, passados esses anos e fazendo uma rápida retrospectiva da minha vida, vejo que apliquei muita coisa daquela "bagunça organizada" dos sábados dentro dos segmentos com os quais atuei....não gosto de monotonias e nem de mesmice. No meu trabalho com alunos considerados "em risco social" nas muitas comunidades carentes do Rio de Janeiro em que atuei como professora, era conhecida como a "professora que fazia chacrinhas", afinal "quem não se comunica, se trumbica"...é o ditado mais certo que conheci. E hoje, interagindo com vocês nas Redes Sociais da vida, eu uso como marca dois bordões, também vindos desse maravilhoso comunicador, que são:  "EU ESTOU AQUI PARA PROVOCAR" e "EU ESTOU AQUI PARA CONFUNDIR". Essa sou eu.
Saudades do "Velho Guerreiro"....determinadas pessoas não deveriam nunca deixar de existir fisicamente.


terça-feira, 28 de agosto de 2012

CONTINUAÇÃO DO POST ANTERIOR

Meus primos queridos, não encarem o depoimento de ontem como mágoa. Hoje eu posso escrever e falar sobre tudo isso com muita clareza, coisa que há uns anos atrás não conseguiria. Encarem esse meu Blog "COLECIONADORA DE SILÊNCIOS" como uma espécie de exorcismo e de uma troca de experiências entre eu e os leitores.
Essas histórias podres ficaram no passado e não posso me livrar delas totalmente, porque têm um certo peso dentro do rumo que a minha vida tomou.Vou levar isso para sempre, não posso me apartar delas, é como se fosse uma segunda pele...tive que aprender a conviver com essas dores para que elas hoje não representem tanto mal, não sejam mais um impecílio para a minha PAZ INTERIOR e FELICIDADE. Num ponto me favoreceu, porque me tornei expert em certos aspectos da sordidez humana, já que tudo possui dois lados. Hoje procuro ser uma outra pessoa, feliz comigo mesma por ter entendido o processo cruel de pessoas que não estavam preparadas para serem pais. Pessoas estas que passaram todo meu crescimento despejando caminhões de frustrações em cima de mim, como se eu fosse culpada por tudo aquilo que acontecia com eles, ou que não acontecia. Eram excelente educadores dos filhos dos outros, mas só eu sei o que acontecia comigo quando a porta de casa era fechada.Meu destino foi mudado porque eles  bloqueavam tudo de bom que de mim se aproximava. Até bem pouco tempo, minha mãe me fazia de gato e sapato, dizia o que bem queria por telefone e eu ficava ouvindo feito uma babaca, sem reagir... ela se dava ao trabalho de telefonar só para me distratar.Hoje ela não tem esse poder sobre mim, porque cortei relações com TODOS, vim morar bem distante, mudei o número de meu celular e não quero saber de nada que vem de lá. Só permito que se aproxime quem realmente gosta de mim. Não admito que ninguém mais me faça mal, chega!
Amo vocês, Marluce e Aécio ♥ ♥ ♥. Como disse no post anterior, vocês são as únicas lembranças boas que tenho daquela época. Beijo e vamos tocar a vida porque ela não pára ♥

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MEUS PRIMOS DO CORAÇÃO


Minha mãe sempre foi uma pessoa  preconceituosa e autoritária. Por conta disso, me excluiu do convívio de tios e primos dos 12 irmãos que ela teve. Nem os irmãos dela eu conheci... melhor, só conheci e convivi ( muito pouco com apenas cinco que foram a minha avó Maria , meu primos José Antonio, Mariza e a uma outra prima, que já faleceu, chamada Luiza e a minha tia Neuza, que enquanto teve uma grana ela não saía de sua casa nos dias de domingo. Depois que essa minha tia foi abandonada pelo marido e perdeu tudo, nem a porta de sua casa para ela, abria). Mesmo da família de meu primo Aécio, ela só foi se aproximar melhor quando a vida de vocês melhorou, depois que foram para Campo Grande abrir um negócio próprio. Para ela o dinheiro é mais importante do que tudo e quem é pobre, está riscado de seu convívio. Ela
afastou toda família do nosso convívio, porque tinha vergonha por serem pobres, não gostava que batessem em sua porta e quando o faziam, ela nem atendia, mandava o poreteiro dizer que não estava.
A tese dela era: tem dinheiro, presta. Não tem, fora ! E assim ela fez com a gente a vida toda, mostrando que o dinheiro é a coisa mais importante do que o convívio sócio-familiar. E talvez por eu pensar diferente dos meus irmãos ( porque tive muito contato com a minha avó materna que ara pobre), ela tenha me excluído da convivência do restante, porque ela sempre me dizia ( desde pequenina) que não gostava de mim porque tinha cara e jeito de pobre.Realmente, eu morria de vergonha daquele jeito dela de metida, que torcia o nariz para tudo, fazia comentários jocosos dos parentes ( como se ela fosse a melhor) e gostava de fazer pouco das pessoas, olhando-as de cima... sempre foi assim e a velhice não a fez mudar de opinião.lembro bem por ocasião dos presentes de Natal...o quanto ela ria e debochava daquilo que ganhava. Já naquela época tinha total entendimento de que aqueles presentes que ganhávamos era a representatividade de um ato simbólico, uma pequena lembrança para selar aquela reunião festiva familiar, mas ela parecia que não.
Meu pai coitado, esse era um banana e um fantoche nas mãos dela... viviam as turras, mas ele não tinha coragem de bater de frente com ela, mesmo diante de absurdos que via e ouvia de sua boca. E como brigavam... porque na casa dela só entrava quem ela queria e no momento que ela queria. Ao que cabia a ele ( pai) era o de trabalhar e colocar o dinheiro nas mãos dela. Por conta disso, pouquíssima parte da minha infância/adolescência eu sinto saudades. A prova final de sua grande falta de noção sobre os valores mais importantes da vida e de sua autoridade, se deu por conta do falecimento de meu pai, quando meu tio Eduardo ( um de seus irmãos), quis acender uma vela para iluminar a passagem de meu pai ( um ato simbólico dentro daquilo que ele acredita ser verdadeiro) e a minha mãe não permitiu. Não estava presente ao acontecido, horas mais tarde, quando cheguei ao cemitério, ela fez ( como sempre), fez um comentário jocoso a esse respeito. E vocês, primos Aecio e Marluce eram os primos que mais gostava, talvez pela proximidade da idade, afinidade, sei lá, talvez até porque me faziam rir. Lembro da minha vida presa dentro de um quarto e ficava torcendo para nos dias de sábado ensolarados do Rio de janeiro, ela deixar eu ir para a casa da Marluce... me sentia muito sozinha e queria participar daquela farra na piscina... qual nada!. Foram pouquíssimas vezes que fui até à casa dela... creio até que por maldade mesmo, pois tudo que me contrariava era o que ela ( mãe) acabava fazendo.Gostava muito do meu tio Eduardo, creio que por conta da semelhança com meu pai, ou até porque ele me dava atenção, conversava comigo e me fazia sorrir com as bobeiras que vivia inventando. As fases que mais dou risadas quando lembro, vocês estão presentes, muito bom.
Obrigada a vocês dois - Marluce e Aecio -  pelos poucos momentos de felicidade que me proporcionaram naquela época. Só mesmo vocês dois me fazem sentir saudades daqueles tempos tão tristes para mim, onde muitas coisas até hoje tento esquecer ♥ ♥ ♥
Perdoem a minha franqueza, pode até ser que não tenham gostado de ler o que escrevi, mas essa é a minha essência: detesto hipocrisias. Talvez por ter sido criada num ninho de. Sou uma pessoa que sabe o que é bom, gosta do que é bom, mas detesta fazer pouco de quem quer que seja. Também não quero do meu lado quem não gosta e não fecha comigo. Essa sou eu. Eu amo vocês, meus queridos e inesquecíveis. Vocês terão sempre um lugar no meu coração.

domingo, 26 de agosto de 2012

SENTIMENTO DE CULPA ?


SENTIMENTO DE CULPA ? Eu não me sinto mais culpada por nada, estou fora desse circuito. Sou responsável pelos minhas palavras e atitudes, respondo por todos elas, se necessário.
Sofri anos e anos da minha vida com pais, familiares e conhecidos tentando colocar em mim a culpa pela suas atitudes erradas, por suas frustrações. Depois de muito estudar, ler e me formar ( e continuo lendo), finalmente entendi o processo perverso dessa lógica, que começou lá com o cristianismo.
Hoje, quero que todos eles vão para aquele lugar, de preferência para à PQP...destilar o veneno bem longe de mim, e divirtam-se com as suas consciências culpadas, se é que eles as têm.
Você leva porrada de todos os lugares, fica girando em torno deles porque se acha culpada por algo que não compreende bem, e no momento que precisa TODOS lhe fecham a porta esperando você cair para continuar falando mal. Dessa forma ( isso é uma roda) será sempre assunto de comentários jocosos nas reuniões familiares. Quer saber, meta o pé nessa gente acha que o mundo gira em torno de seu umbigo . Se parar para pensar, sempre esteve sozinha e pior, com sua vida exposta a comentários alheios... então porque continuar perto de quem lhe faz mal ? Saindo fora dessa gente perversa, eles vão esquecer da sua existência, porque além de falarem mal, adoram de sugar as nossas energias, usufruindo da nossa boa vontade, já que nos sentimos culpadas, e deixem que procurem outra pateta (o) para se divertirem
Evidente que não é fácil de se livrar, muito menos desapegar de quem a gente ama ou quer bem, mas perceba que o sentimento deles para com você é uma via de mão única. Graças a mim mesma na eterna busca pelo conhecimento, consegui me libertar dessa p*rra e mando qualquer um para a #PQP que OUSAR TENTAR apontar o dedo para mim e transferir de lá para cá quaisquer frustrações. É claro que para tudo se tem um preço, e para me livrar dessas cobras peçonhentas, hoje vivo eu e meu marido apenas: só contamos conosco, não morremos e somos felizes ao nosso jeito... no final tudo se acomoda e acabamos nos habituando. Hoje eu só fecho com quem está realmente a meu lado. Muita gente me fez de boba, riu e zombou de meus sentimentos, da minha boa fé e me fez de gato e sapato aproveitando-se da falta de conhecimento/experiência que tinha nesta área sórdida da natureza humana - reconheço todas elas ( uma a uma) e mais uma vez reafirmo...quero-as, cada qual com sua maldade que carrega no coração bem distante de mim.
 Faça como eu, CORTE O CORDÃO, DESAPEGUE e passe a contar somente com você, dando valor apenas a quem realmente fechar contigo, porque sozinha já você estava mesmo há muito tempo.
Eu amo todos eles e não desejo mal a ninguém..., só que quero cada qual com a sua energia podrona, bem distantes de mim.
Eu não sou a dona da verdade, mas procuro passar um pouco da minha experiência de vida, afinal é nos outros que nos reconhecemos. E o meu conselho é: nunca deixe que o inferno dos outros invada seu paraíso.

sábado, 25 de agosto de 2012

HISTÓRIA DE UMA FIAT 147 L

Uma ocasião em minha vida, meu ex marido comprou este FIAT 147 enquanto esperava o dinheiro do seguro de um Dell Rey que tinha sido roubado, só mesmo para não ficarmos a pé comprou um carro desse usado e cheio de problemas. Naquela época nossos 3 filhos ainda eram pequenos. Ave Maria, o que empurrávamos para frente e para trás não estava no gibi! Lembro uma vez, época de festa carnaval, fomos para uma pousada chique em Vassouras passar os dias de carnaval com as crianças. Quando ele parou na portaria para descer as malas e as crianças, o carro começou a ferver e enfumaçar... que vergonha! Chegamos na hora do almoço, o restaurante estava cheio com hóspedes almoçando e o povo que não estava próximo à janela, correu para ver do que se tratava.Subimos incógnitos para o quarto a espera do pessoal que estava almoçando, acabar de comer... só um tempo depois resolvemos descer porque as crianças estavam cheias de fome ( e nós, com a cara no chão de vergonha). Estávamos acostumados a frequentar aquela pousada, mas não com aquele carro cheio de problemas kkkkk FOI UM MICAÇO! Hoje, passado esses anos, lembrando da cara que fizemos e do mico que pagamos, dou boas gargalhadas. Tenho algumas outras histórias hilárias para contar por conta desse carrinho.
Seu slogan na época era; Fui Iludido Agora é Tarde!

domingo, 12 de agosto de 2012

DIA DOS PAIS


FELIZ " Dia dos Pais "....se o seu pai já se foi como o meu, hoje é o dia para relembrar só coisas boas. Se ele ainda está entre vocês, aproveitem para curtir muito não só este dia, mas todos os restos de seus dias, porque depois que a Morte o levar, não adianta enfeitar lápide. 
Cada dia longe daqueles que nos deram à Vida, é um dia a menos que deixamos de aprender a caminhar por esta estrada tão dolorosa e solitária. Seu pai pode não ser aquilo que você tanto esperava, mas dele veio parte de seu bem mais mais precioso - a sua Vida. 
Estamos sempre por um fio, por este motivo, devemos fazer pelos nossos enquanto estão entre nós, porque pior que a dor da perda, é a dor da consciência culpada.