quinta-feira, 27 de setembro de 2012

SALVE COSME E DAMIÃO! SALVE OS IBEJIS!


Hoje é "Dia de Cosme e Damião", vamos tomar cuidado a galera que sai de carro...crianças correndo pelas ruas em busca de doces. Eu nunca fui ligada nessa coisa de religião, mas quando meus filhos eram pequenos nós fazíamos os saquinhos para que eles distribuíssem...via a felicidade no rosto deles. Depois da bagunça que envolvia toda distribuição, os levava para pegar doces na vizinhança ( enfrentando aquelas filas e empurrões) , chegavam cansados, suados, mas com as bolsas cheias doces... que comiam a semana inteira.E assim foi durante anos enquanto cresciam...nunca tiveram nada, nem dor de barriga, nem alergia, nem intoxicação, absolutamente nada. No meio de tanta dificuldade que foi vê-los crescer sem a pensão do pai e sem um emprego fixo de minha parte ( pois fazia de um tudo que aparecia para arranjar um dinheiro), sempre fiz de tudo para vê-los sorrindo. Hoje, nem ligam para saber se estou viva. A vida é feita de escolhas e a minha foi ficar ao lado deles, vê-los crescer, velar o sono deles, olhando seus cadernos escolares... talvez tenha sido o meu grande erro.Se eu os tivesse trocado por uma ascensão profissional, provavelmente me olhariam com outros olhos e estariam ao meu lado.
Sei que a gente colhe o que plantamos, então devo ter sido péssima como mãe ou por hoje não ter para dar aquilo que mais dão valor - ao dinheiro. O pai, que nunca me ajudou em nada enquanto eles cresciam, hoje tornou-se o "pai-Herói", depois de ter amealhado uns trocados durante a vida, fácil uma vez que não pagava pensão e nem as despesas  comida, escola e até com as doenças que apareciam. É claro que a minha vida era muito difícil, complicadíssima com 3 filhos pequenos sem auxílio de quem deveria. Tinha que me sujeitar ao que aparecia para fazer...durante um bom tempo eu carreguei e vesti defuntos para trazer um pouco de alegria aos seus lábios. Ainda bem que tenho o testemunhos de alguns de seus amigos que não saíam lá de casa e que entendiam o quanto era dificultosa toda aquela situação... mesmo assim onde comiam 5, comiam 10. Meu segundo marido tem muitos defeitos, mas quem não os tem, não é verdade ? mas até seus trabalhos escolares nós fazíamos...cansaram de tira 10 por nossa conta. Uma vez nós fizemos o mapa grande e  detalhado da região norte ( contendo as tribos e culturas)  para uma feira de ciências todinho em durepóxi. Arrebentou... para isso nós prestávamos.

É uma grande festa... Salve os Ibejis! Lembro sempre com muita alegria essa data.

São Cosme e São Damião são santos católicos com grande receptividade entre as camadas afro-brasileiras do Recôncavo baiano. Seus nomes de batismo são Acta e Passio, nascidos na Arábia do século III, de família nobre e cristã. Os irmãos gêmeos estudaram medicina na Síria e exerciam a profissão gratuitamente. Acusados de feitiçaria, por realizarem milagres, foram jogados de um despenhadeiro – Assim conta a história. Em outras versões ouve-se que tentaram matá-los de várias formas, mas não conseguiram. Por fim foram degolados. Entre seus milagres estão a cura e a materialização (após a morte) para ajudar crianças vítimas de violência.São associados aos Ibejís, divindades gêmeas do Candomblé. Apesar do catolicismo oficial venerar a figura de Cosme e Damião como santos adultos e que dedicaram a vida a praticar a medicina caridosa, os mesmos santos “correspondem” a entidades infantis nos cultos afro – brasileiros, e é justamente dessa maneira que Cosme e Damião são venerados pela maior parte de seus devotos: os santos meninos.

♪ ♫ "São Cosme e São Damião
Cheira cravo, cheira rosa
Cheira flor de laranjeira
Vadeia Cosme, vadeia
Vadeia Cosme na areia". ♪ ♫

EU AMO ESSA FESTA!


Por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e alma dos doentes. Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda maldade. A vossa inocência e simplicidade ajudem todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranqüila. Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com freqüência estas palavras de Jesus: “Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino de Deus”.
São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos, farmacêuticos e enfermeiros.




2 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Oi Silvana!
As crianças se deliciam com essa homenagem.
Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar NECRÓTICO no http://jefhcardoso.blogspot.com
Abraço!

Anônimo disse...

Vengo del blog de Sao (silencioculpado) y me he parado en tu Rincón.
Me ha encantado tu Espacio y, si me lo permites, me hago seguidor de tan maravilloso Lugar, lleno de Magia, Sentimientos y Sensaciones.
Un abrazo.